quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Os Detalhes do Nosso Amor




Em um programa de televisão, Claudio, que era casado com Rosana há um ano e meio, teria que saber de tudo a seu respeito. Sua comida preferida, a música que ela mais curtia, a roupa que ela mais gostava, enfim, estaria em jogo se Claudio realmente conhecia a sua esposa. O nome do jogo era “Será que você me conhece?”.

- Estamos com o casal Claudio e Rosana, e vamos saber se eles realmente se conhecem. – Disse o apresentador do programa.

- A primeira pergunta será destinada a Rosana. Muito bem Rosana, qual a comida predileta do seu esposo Claudio?

Rosana respondeu corretamente aquela pergunta. Agora a pergunta seria destinada a Claudio.

- Muito bem Claudio; Em que mês você conheceu a sua esposa?

Claudio olhou para um lado, olhou para o outro e disse que não sabia. Rosana ficou muito chateada, pois o outro casal estava na frente do placar.

Rosana acertou a segunda pergunta que lhe foi destinada.

- Rosana sabe tudo – Disse o apresentador. – Agora Claudio, prepare-se: você e Rosana se casaram há um ano e quantos meses atrás?

Uma dúvida tomou conta de Claudio. Não sabia se era seis meses ou cinco.

- Cinco. – Disse ele.

- Resposta errada, Claudio. Assim o outro casal lidera o nosso placar.
Rosana ficou muito desapontada com o seu esposo. Sentiu vergonha de estar naquele programa. E o pior de tudo: viu como o seu esposo não se importava com os detalhes do relacionamento deles. “vai ver ele nem me ama”, monologou.

- Muito bem. Agora vamos para mais uma pergunta. E agora vamos começar com o Claudio que até agora não acertou nenhuma pergunta. Reaja Claudio! – Disse o apresentador.

- Muito bem Claudio: qual a música que foi tema do namoro de vocês?

Rosana sorriu vibrantemente. Tinha certeza de que Claudio sabia aquela resposta, pois o próprio Claudio tinha dito que aquela música seria eterna para os dois.
Claudio pôs as mãos em sua cabeça e pensativo, respondeu:

- Sacrifice de Elton John.

- Resposta errada. A música tema do namoro de vocês foi Just the way you are de Barry White. É uma pena, mas com esta pergunta incorreta de Claudio o casal está desclassificado e a vitória vai para o casal Vitor e Fernanda.

Rosana não acreditou.

- Sacrifice? – Disse ela no carro. –  Provavelmente essa música foi tema de um outro namoro seu. E com certeza foi mais importante que o nosso.

- Ora, Rosana, aquilo é só um programa boboca. Eu jamais deveria ter aceitado ir naquela merda.

- Pra mim foi muito útil. Agora eu sei o quanto você se importa conosco. Você nem repara para o meu corte de cabelo. Aposto que ainda nem viu a tatuagem que fiz com seu nome em meu tornozelo.

De fato Claudio nunca havia tido reparado naquela tatuagem. Era sim, uma prova de amor que ela tinha por ele. Ele, no entanto, nunca provava o seu amor para ela. Preocupava-se apenas com o seu trabalho. Nada mais. Passava a semana toda em seu trabalho e no fim de semana, dia que poderia muito bem passar com a sua esposa, Claudio ia para um jogo de futebol do seu time de coração.
Rosana ficava abalada com as atitudes de seu marido. Ao sair de seu trabalho, Rosana sempre ia para um bar bem próximo dele. Contava os detalhes do seu casamento paras as suas amigas e estas ficavam chocadas com o que ouviam. Algumas davam opiniões benéficas e outras opiniões maléficas. Vanessa, que 

Rosana a considerava como a sua melhor amiga, disse que o Rafael, ex namorado de Rosana, estava na cidade e estava louco para se reencontrar com ela.
Rosana disse que não era bom um reencontro com o rapaz, visto que ela estava casada e seu relacionamento estava passando por um certo declínio.
Mas de repente surge Rafael no bar. Sim, estava tudo programado pelas moças. Rafael estava muito diferente desde á ultima vez que Rosana lhe viu. Estava mais maduro e muito bem vestido. O coração de Rosana palpitou quando o viu. As amigas de Rosana se afastaram e Rafael e Rosana começaram a se falar.

- Você não tem noção do quanto que eu te procurei Rosana. – Disse o rapaz.

- Você sumiu Rafael.  – Disse Rosana.

- Sim Rosana. Mas você sabe por quê. Tive que viajar a negócios. Mas durante este tempo nunca consegui esquecer você. Sei que você se casou, e eu sei que cheguei tarde demais, mas quero dizê-la, Rosana, que o meu sentimento por você ainda continua firme.
Rosana e Rafael tiveram um breve relacionamento. Mas por destinos que a vida nos proporciona, Rafael se afastou de Rosana. Mas agora estava ali, pedindo para que ela lhe desse outra chance.

- Não posso Rafael. Estou casada. Não posso. – Disse a moça.

- Vou lhe dar um tempo para pensar. Eu entendo. Você pode pelo ou menos me dar este tempo para que você possa pensar melhor?

- Darei sim Rafael.

- Sabe, - Continuo Rafael – Lembro com detalhes dos momentos que ficamos juntos.
Rosana lhe olhava com os olhos brilhando.

- Você lembra onde foi o nosso primeiro beijo? – Perguntou ela.

- Claro que sei. Foi na saída da faculdade.

A resposta estava correta. Claudio jamais saberia onde foi que eles se beijaram pela a última vez.

- E o meu sabor de sorvete preferido? – Perguntou novamente ela.

- Romeu e Julieta. Eu e você.

Novamente o rapaz estava certo.

Rosana respirava fundo. Alguma coisa ainda estava viva entre os dois. Rosana deu uma semana para que os dois voltassem a se encontrar. O encontro seria no mesmo lugar. Prometeu a ele que ela daria a resposta que ele tanto almejava.
Chegando em sua casa, Rosana se deparou com Claudio e diversos amigos dele sentados na sala assistindo um jogo de futebol. Rosana nem deu boa noite, foi direto para o seu quarto. Assim que os amigos de Claudio saíram, os dois começaram com uma breve discussão.

- Já não aguento mais Claudio. Para mim chega!

- Por que está dizendo isso meu bem? Não vai me dizer que foi por causa daquele programa idiota que a gente foi!

- Não é só por isso. Diversos fatores me levaram a conclusão que devemos dar um tempo. Você não liga pra gente, Claudio. Eu sinto isso. Você só pensa em você mesmo.

- E você? Isso é hora de chegar em casa? Quantos defeitos seu eu não relevo? Você não os considera também?

A discussão dos dois começou a se agravar.

- Irei para a casa de minha mãe, Claudio. Dê-me um tempo. – Disse Rosana.

- Tudo bem Rosana. Mas saiba que eu estarei aqui esperando você. Você sabe que eu te amo.

- Não, Claudio. Não sei. Tchau!

Claudio ficou atordoado com a decisão da moça. De fato, ele estava sendo muito egocêntrico. Só pensava em si mesmo. Faria mudanças para que Rosana notasse como ele mudou. Passaria a perceber os detalhes dela. As roupas, o corte de cabelo, a sua comida predileta. Sim, ele teria que mudar o seu jeito ou, no entanto, teria que ver a sua amada se afastar para sempre dele.
Mas Rosana estava completamente decidida com o quê queria. Não queria mais Claudio. Queria o divórcio. Dois dias depois, Rosana ligou para Claudio lhe dizendo que os dois não voltariam mais. Que ela estava decidida com aquilo. Os defeitos do marido e o seu antigo amor foram os motivos para o término do casal.
No dia seguinte, Rosana foi passear em um shopping com a sua mãe. Chegando na praça de alimentação, Rosana viu uma cena que jamais imaginaria ver. Rafael estava com a sua melhor amiga nos maiores beijos e abraços. Que decepção! Rosana olhou para aquela cena chorando de raiva. Pediu para a sua mãe que saíssem imediatamente daquele lugar. E agora! Rosana pensava em tudo menos no seu esposo Claudio. “ São todos iguais”, disse ela. “ Poderia ser o Claudio ali”, disse.
Voltou para a sua casa, porém decidida em começar uma nova vida. Com Claudio não seria mais. Ela estava certa disso.

No dia seguinte, Rosana foi pegar os seus pertences na casa de Claudio. Abriu a porta lentamente, pois tinha as chaves, e viu que Claudio estava sentado na mesa com os seus amigos. Novamente ficou braba. 

Mas permaneceu ali, para ouvir a conversa deles.

- Aceite amigo. – Disse um deles.

- Não posso. – Respondeu Claudio.

- Provavelmente ela já está com outro. Fez todo este teatro para se sair de você.

- Não pode ser. Eu insisto que foi culpa daquele maldito programa de televisão.

- Venha! Vamos sair. Tem várias garotas que querem te conhecer. A Tatiana já está sabendo que você está solteiro.

- Não estou solteiro, cara. Eu nunca traí e jamais trairia a minha esposa, pois a amo. E se ela não me ama mais, farei tudo, o possível e o impossível para tê-la novamente comigo. Desistam! Vocês não estão se comportando como amigos.

Rosana estava escutando tudo aquilo com lágrimas nos olhos. Sim, ela estava sendo injusta com Claudio. Um programa de televisão não poderia ser o responsável pelo término do romance deles.  Foi então que percebeu que quão supérfluos são os detalhes de um relacionamento. Rafael, seu antigo namorado, sabia de todos os detalhes de quando namoravam, porém não passava de um traidor. Claudio, seu esposo, não se recordava dos detalhes, porém jamais a trairia, pois a amava.
Rosana entrou na sala e todos os amigos de Claudio lhe olharam admirados.

-  Retirem-se todos, por favor. – Disse ela.
Claudio, com a cabeça baixa, não disse nada.
Assim todos saíram.

Rosana se aproximou de Claudio, e Claudio disse:

- Você poderia ter pelo ou menos dado boa noite, pois...

Antes que Claudio terminasse de proferir o quisera, Rosana deu-lhe um longo beijo apaixonado.

- Desculpe por me importar com detalhes, Claudio. – Disse ela.

- Desculpe por não prestar a devida atenção que você merece, meu amor.

No dia seguinte, Claudio e Rosana foram ao bar onde Rosana costumava ir com as suas amigas. Rafael estava lá, lhe esperando. Rosana sentou-se na mesa de Rafael, e este lhe disse:

- Pensei que você não viesse mais.

- Só vim para lhe apresentar meu esposo que amo.

Rafael quase caiu da cadeira.
Depois de alguns minutos, Rafael se afastou dizendo que iria ao banheiro. Não voltou mais.
Claudio também havia sumido, porém logo surgiu no palco onde um evento de karaokê ocorria. Pegou o microfone e cantou a linda canção tema do namoro dos dois: Just the way you are de Barry White.

Por Patrik Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário